In Compliance

O Compliance é mais do que uma ferramenta para evitar a corrupção no ambiente corporativo, é um guia para toda a instituição agir da forma apropriada, incluindo os fornecedores, assegurando assim, que todo o organismo estará cumprindo à risca as obrigações impostas e dentro dos padrões exigidos para o seu segmento. 

Preocupe-se com seus fornecedores

A Legislação Brasileira unida à Lei Anticorrupção, passa a permitir a punição de empresas envolvidas em atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira e, somando-se ao conceito de “responsabilidade solidária”, penaliza a contratante por qualquer ação irregular de funcionários e terceiros que possam beneficiá-la (mesmo sem o seu conhecimento ou aprovação). 

A avaliação de riscos na hora de estabelecer contratos deve ser um fator considerável.  Tome medidas cautelosas porque pequenos detalhes podem estragar a imagem de uma empresa construída por anos.

Alguns pontos básicos que podem te auxiliar na avaliação 

  • Seja claro nos contratos, eles têm a função de proteger as empresas legalmente;  
  • Procure o histórico da empresa contratada;
  • Estabeleça normas e acompanhe o desempenho dos fornecedores;
  • A mudança não pode ser superficial, é preciso criar uma cultura interna de adequação às normas e isso envolve capacitação e conscientização dos colaboradores, alinhando assim, toda a empresa.  
     

Ficou claro a importância de analisar o ambiente corporativo por inteiro para uma gestão de Compliance eficiente? 

Conheça os nossos serviços e conecte a sua empresa com o futuro! 

 

Fonte: Efcaz e O Globo  

 

Recommended Posts

Leave a Comment