In Covid19

Pressupõe-se que a recuperação pós-crise deverá se iniciar na segunda metade do ano, pelo menos nos países que considera o surto do coronavírus como passado e as políticas de achatamento da curva pandêmica possam ser relaxadas.

Contudo um questionamento é levantado, quão rápida será essa recuperação, ou seja, qual será o formato da curva de evolução do PIB no tempo?

As curvas V, U, W ou L, são os quatro formatos estilizados possíveis para a evolução do PIB. Onde as curvaturas V e U são as otimistas, sendo a “V” mais otimista, no qual a economia depois de sofrer uma forte pancada durante a pandemia, retorna em pouco tempo à trajetória anterior.

Por outro lado a forma de “U” é menos otimista e mais provável de acontecer, onde o PIB retoma sua trajetória anterior após um período em baixa, dado pelos efeitos da pandemia que perduram.

Já as trajetórias W e L são mais pessimistas, a em forma de “W” será o caso se, após um relaxamento das políticas de distanciamento social, novos surtos de Covid-19 aparecerem e novas rodadas dessas políticas sejam implementadas.

A recuperação em forma de L, é uma possibilidade onde o estrago deixado pelo coronavírus seja permanente ou durável.

Fonte: Invest News

Recent Posts

Leave a Comment