In Compliance

Três palavras com significados diferentes, mas que se completam para uma empresa ter um efetivo programa de compliance implantado:

Integridade é sinônimo de honestidade, relaciona-se com o compliance justamente no ato contra a corrupção, a fraude e os desvios éticos. Para uma empresa ser íntegra, ela precisa estar atuando conforme a lei.

Sustentabilidade é a capacidade de ser viável sem prejudicar e agredir o ecossistema que envolve a atividade empresarial (meio ambiente e relacionamento sociocultural). Para a empresa, é um conjunto de ações que se toma visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da economia e sociedade. Está relacionada ao compliance quando se busca a longevidade das empresas.

Governança se refere à forma como as empresas são administradas, envolvendo políticas, regulamentações, cultura e processos. O Sistema de Compliance é parte da Governança, trabalham em conjunto para assegurar a boa gestão e a reputação das organizações, pois as suas práticas ajudam a empresa a comprovar o seu comprometimento com a ética e a moral.

Uma boa estratégia empresarial, baseada nesses três pilares – integridade, sustentabilidade e governança – garante a adequada execução do programa de compliance.

Recommended Posts

Leave a Comment